top of page

Ouvir

"Não enxergar nos separa das coisas. Não ouvir nos separa das pessoas. (Imanuel Kant)" 

A Audição 

A audição é um dos sentidos mais importantes para a interação humana. Por meio dela, percebemos os sons do ambiente e os sons da fala, que são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. 

Uma boa audição permite que você se comunique e interaja com as pessoas a sua volta. Para que uma conversa seja possível é necessário que você escute e entenda as palavras. Por isso, qualquer tipo de alteração auditiva interfere não somente na comunicação, mas também na forma como nos relacionamos com os outros e com mundo. 

É a audição também que nos permite localizar os sons a nossa volta, o que pode ser uma questão de vida ou morte no trânsito, por exemplo. Quantas vezes você ouviu um carro antes de vê-lo? Para ter uma noção da distância que um carro está e a direção em que está vindo você precisa de dois ouvidos que funcionem bem. 

​

A Perda de Audição 

Ter uma perda auditiva é ter diminuída a capacidade de perceber, discriminar e entender os sons, o que pode dificultar a compreensão na comunicação e a localização dos sons. A perda auditiva é relativamente comum, que pode começar em qualquer momento da vida por diferentes razões. Se você tem uma perda auditiva você não está sozinho. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1,5 bilhão de pessoas têm algum grau de deficiência auditiva no mundo. 

A dificuldade auditiva trás privações no convívio social e familiar, e pode acarretar outros comprometimentos, como depressão e até a demência precoce, segundo vários estudos recentes.  

Atualmente existem aparelhos auditivos com altas tecnologias e soluções auditivas para devolver a qualidade de vida e a possibilidade de desfrutar o mundo dos sons. Se você tem uma perda auditiva, mesmo que leve, busque ajuda profissional. Ouça a vida! 

 

Pessoas com perda auditiva têm mais risco de desenvolver a demência do que as pessoas com audição normal? 

Em um estudo prospectivo que examinou a coorte do Estudo Longitudinal do Envelhecimento de Baltimore, foi encontrada uma relação entre a perda auditiva e a demência em adultos com mais de 60 anos. 

A mesma pesquisa confirmou que as pessoas com perda auditiva severa, tinham cinco vezes mais risco de desenvolver a demência do que as pessoas com audição normal. 

Por sua vez, um estudo da Universidade de Cambridge estima que a deficiência auditiva se associa de forma independente com uma aceleração entre 30% e 40% de prejuízo cognitivo, assim como com uma maior taxa de demência em todas as suas formas. 

A OMS indica que existe uma relação entre o aparecimento de deterioração cognitiva ou demência com fatores de risco relacionados ao modo de vida, como a depressão e o isolamento social. 

A boa notícia é que, assim mesmo, o tratamento da perda auditiva pode ter o potencial de prevenir o aparecimento ou retardar o progresso da demência. 

Alguns dos benefícios comprovados com o uso dos aparelhos auditivos, por exemplo, são a diminuição dos sinais da depressão, a redução do isolamento social, a melhora da memória a curto prazo e o favorecimento da função executiva. 

©  2023 Todos os Direitos Reservados - Geórgia Vasconcelos

Rua Pedro José Lorenzini, 220 - Centro, São Caetano do Sul - SP

criativa web designer
bottom of page