
Avaliação e terapia fonoaudiologia
"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo" (Paulo Freire)"

A fonoaudiologia é uma área da saúde que estuda e trata dos problemas relacionados à comunicação humana. Abrangendo desde dificuldades na fala e audição até questões relativas à deglutição, respiração e voz, o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para diagnosticar, prevenir e reabilitar tais distúrbios, visando melhorar a qualidade de vida e a capacidade de expressão dos indivíduos. Seja por meio de terapias, orientações ou adaptações, a fonoaudiologia é essencial para garantir que a comunicação ocorra de forma efetiva e saudável.
Linguagem
A atuação na área de linguagem abrange o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Para que a linguagem oral se desenvolva adequadamente, a criança precisa ter uma boa saúde, principalmente com relação à saúde auditiva, neurológica e emocional. Além disso, é necessário que as pessoas que convivem com a criança conversem e brinquem com ela, para que se sinta estimulada a falar. Nesta área, as queixas mais comuns são: retardo de linguagem, trocas de sons na fala, distúrbios de leitura e escrita e Distúrbio de Fluência.
A criança que apresenta retardo de linguagem fala pouco quando comparada com outras crianças da mesma idade, apresentando vocabulário reduzido, frases curtas e trocas de sons na fala.
As trocas de sons ocorrem quando a pessoa não consegue produzir um determinado som e troca por outro que ela conhece. Mas isto não quer dizer que seja normal trocar qualquer som em qualquer idade. Existem idades específicas para a criança superar as dificuldades com os sons.
Os distúrbios de leitura e escrita ocorrem tanto em adultos, quanto em crianças. Os achados mais comuns na leitura abrangem dificuldades para associar cada letra aos seus respectivos sons e compreensão e memorização de textos.
Motricidade Oral
A motricidade oral é a área da Fonoaudiologia em que se realiza a pesquisa, a prevenção, a avaliação, o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação das estruturas orofaciais e cervicais e de suas funções, como a respiração, a fala, a mastigação, a deglutição e, no caso dos bebês, a sucção.
No tratamento fonoaudiológico, as funções como respirar pelo nariz, mastigar e engolir os alimentos sem dificuldades, manter a postura de língua e lábios adequada e articular os sons da fala corretamente, são alguns dos aspectos conquistados.
Outra área da Motricidade Oral é a estética facial, na qual, por meio da terapia fonoaudiológica, são promovidos o equilíbrio e o bom funcionamento das estruturas orais e faciais, obtendo-se rigidez dos tecidos moles, atenuando e prevenindo marcas de expressão.
Comunicação Profissional
Trabalhar e aperfeiçoar as habilidades comunicativas como voz, fala, linguagem oral e expressão corporal é um caminho para se atingir uma comunicação eficaz, e ficar atualizado com o mercado de trabalho.